quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Um olhar masculino sobre a TPM

As mulheres são os seres mais fantásticos e complexos de toda a Terra. Isso é fato. Talvez por serem tão fantásticas e complexas, são cheias de detalhes que muitas vezes necessitam de cuidados. A TPM, por exemplo, tão discutida, é um dos detalhes que requerem bastante atenção. E discussão.

Todos os meses, ela está lá. Algumas mulheres dizem e outras fingem não ter, mas 40% delas sentem algum sintoma da TPM todo mês, principalmente irritabilidade, agressividade, depressão e ansiedade. Por esses sintomas, a Tensão Pré-Menstrual é um assunto da saúde delas que frequentemente está na roda de conversa deles. Afinal, só um namorado dedicado sabe que aquela manha descontrolada, seguida de momentos bipolares de alegria e extrema irritação, são movimentos capazes de mover montanhas. Ou até mesmo destruí-las.

Para a turma do Bolinha, a dica é: acreditem, a TPM é algo contornável. Todos os sintomas, com seus devidos desdobramentos, fazem parte de um processo da natureza fundamental para a boa saúde delas (a menstruação), e esse processo altera, de verdade, o humor e todo o funcionamento interno desse já complexo ser, tornando-o ainda mais complexo. Nessas horas, leve em consideração que não é nada pessoal contra você. Na fase manhosa, fale que a ama tantas vezes quanto puder e capriche nos cafunés e carinhos que as fazem tão bem. Quando ela estiver irritada, o melhor é não bater de frente. Ah, e muito importante: cuidado com o que fala. Ela sempre dará um jeito de desdobrar o que você disse de forma a atingi-lo e fazê-lo se sentir culpado por algo que (não) fez. Nessas horas, o melhor mesmo é ficar calado. E preparar os ouvidos, pois o filtro de conteúdo é totalmente desabilitado e, via de regra, elas não medem palavras. Óbvio que todos esses conselhos são para os casos mais extremos de TPM.

Para a turma que tem TPM, a dica é: acreditem, nós não sabemos o que é menstruação. Muito menos as tensões que a antecedem. Por isso, concedam um desconto para os namorados desavisados que utilizam a pergunta-gatilho disparadora da bomba. Aquele inocente “que foi?”, ao contrário do que as senhoritas pensam, não significa “eu sei que você tá de TPM e quero te irritar”, muito pelo contrário. É por completo desconhecimento dos seus estados pré-menstruais que os pobres moços caem na besteira de perguntar. Assim, levem em consideração a inocência da pergunta, e, por favor, não descontem neles as confusões de tudo que se passa. Lembrem-se que vocês, mulheres, são os seres mais fantásticos e complexos da Terra. Os homens, coitados de nós, estamos apenas tentando entende-las. E curti-las, em sua completude, fazendo-as tão felizes quanto somos aos seus lados, longe dos dias que antecedem as suas menstruações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário